terça-feira, 12 de junho de 2012

12º Festival Nacional de Folclore de Almada



Com o palco montado no jardim do Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó, começou às 21 certas mas como ainda estava a dar o jogo (Portugal x Alemanha) não estava lá ninguém para assistir. Acabando o jogo foram-se reunindo as pessoas em frente ao palco e pode assistir-se ao espectáculo. Contaram-se com as apresentações dos seguintes grupos: Rancho Folclórico de Vale Flores (Feijó), Rancho Folclórico Mensageiros da Alegria Vila Nova do Ceira (Góis), Rancho Folclórico de Pousaflores (Ansião), Grupo Folclórico Danças e Cantares Verde Minho (Lisboa) e o Grupo Cultural Danças e Cantares São Miguel (Alcainça). 

Continua incrível a forma como estes grupos amadores conservam um rigor imenso no que toca a mostrar as danças e canções antigas. Desnecessário são os discursos prolongados de choro por já ninguém querer saber daquilo. Se não apresentassem as coisas como antigas e velhas e se houvesse espaço para potenciais grupos que gostassem de dançar o bailinho da Madeira com electrónica à mistura, vestindo roupas fosforescentes enquanto bradassem cânticos pagãos, talvez não estivessem só 50 pessoas a assistir e talvez a terceira idade não fizesse 90% da plateia.   


Fica a esperança de que quando este ilustre público se envelhecer demasiado para sustentar a tradição e o mais-do-mesmo os interessados na conservação destas actividades percebam que conservar não implica manter estagnado, ainda mais quando se trata de tradições populares que, tal como o povo, têm de evoluir. Aponte-se também que o espectáculo terminou já passava da meia-noite e meia, e estava a chover.

Sugiro a visita à programação das Festas Populares no concelho de Almada (http://tiny.cc/snisfw) e à programação das actividades em Almada Velha (http://tiny.cc/wmisfw).


Nenhum comentário:

Postar um comentário