sábado, 9 de junho de 2012

A Lição


Ontem fomos assistir a uma peça de Teatro, que para além da motivação cultural nos apresenta nas actrizes uma querida amiga do Peixe Lua, e sendo ela por si própria metade do elenco o entusiasmo e curiosidade eram inevitáveis. Tratava-se de A Lição (1951) de Eugéne Ionesco, um dos maiores autores do Teatro do Absurdo.

Mesmo com um aglomerar de atrasos e uma sucessão de enganos corroborados por um GPS amaldiçoado, ou não estivéssemos nós a caminho do Teatro, conseguimos lá chegar. Externato Marista de Lisboa, ninguém ao portão, ninguém à porta e lá seguimos para dentro do edifício, encontramos a nossa amiga, ela dirige-nos ao local, o local está na escuridão, subimos as escadas, a porta dá para a boca de cena, descemos as escadas, aparece um senhor, acende a luz (que estava apagada com um propósito), diz-nos que batamos à porta "truz truz", segue à nossa frente e lá entramos na sala para desconforto da actriz em cena e de todo o público, e do encenador... Depois de duas apresentações de duas actrizes mais novas e inexperientes, com textos que não fomos capaz de identificar (ou fomos? Joana?), seguimos ao Ionesco.

Foi todo um espectáculo de uma qualidade incrível, perante as limitações técnicas. O guarda-roupa estava muitíssimo adequado às personagens e os adereços com o seu simbolismo, ou falta dele, ligaram perfeitamente com o texto. As actrizes, Carolina Vargas interpretando a aluna, e Inês Chora interpretando a professora, não foram de forma alguma extraordinárias, mas estiveram muito bem. É admirável a dramaturgia, a fluidez do texto e a cumplicidade entre as actrizes, pecando ambas no que toca ao rigor técnico da representação, mas isso é o que menos importa porque só importa para quem acha que percebe muito de teatro e o teatro é para toda a gente, mesmo para os que não percebem nada. Estão ambas de parabéns pelo bom trabalho. Obrigado pelo convite.


Memorável foi também o cocktail que se seguiu à apresentação da peça, com um convívio muito agradável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário